Skip to content

05. Conceitos de biomecânica da marcha

Leonardo Azzi Martins edited this page Dec 4, 2021 · 1 revision

Conceitos de biomecânica da marcha

No sistema eletrônico microcontrolado descrito acima, está embarcado um software que é responsável por ler os sensores, reconhecer a intenção de movimento, guardar os dados e enviar comandos para o sistema embarcado conforme os métodos de controle estudados.

Gamble e Rose (2007), na terceira edição do livro Human Walking, definem a marcha como padrão cíclico de movimentos corporais repetidos continuamente a cada passo. É composta por ciclos entre as passadas, chamados de ciclo de marcha. Segundo Fillipo (2006), esse ciclo começa pelo início de um determinado evento por um membro e continua até que o mesmo evento se repita com o mesmo membro. É composto pela fase de apoio e pela fase de balanço.

Segundo Barela (2005), a fase de apoio é dividida em apoio duplo inicial, apoio simples e apoio duplo final. O apoio duplo inicial acontece quando os dois pés estão tocando uma superfície de contato. O apoio simples acontece quando um pé está em contato com a superfície e o outro está oscilando. O apoio duplo final acontece quando os dois pés tocam a superfície de contato novamente. A fase de balanço é dividida em balanço inicial, médio e terminal. O balanço inicial começa quando o pé é elevado e o membro avança. O balanço médio acontece quando o joelho estende em resposta à gravidade. E o balanço terminal acontece quando a extensão do joelho é completa. A seguir, com base em Arantes (2010), serão detalhadas as características e objetivos de cada fase do ciclo.

Aceitação do peso

A) Apoio Duplo Inicial – Contato Inicial: O contato com o solo é realizado pelo calcanhar. O outro membro está no final do apoio terminal. O Apoio Duplo inicial posiciona o membro para iniciar o apoio com o calcanhar.

B) Apoio Duplo Inicial - Resposta à carga: O peso do corpo é transferido sobre o membro anterior. O joelho é fletido para absorção de choque. O membro oposto está na fase de Pré- balanço. O Apoio Duplo Inicial – Resposta à carga absorve o choque, estabiliza para a recepção do peso e preserva a progressão.

Apoio Simples

C) Apoio médio: Na primeira metade do apoio simples, um dos membros avança sobre o pé estacionário enquanto o joelho e o quadril estendem-se. O membro oposto está avançando em Balanço médio. O Apoio médio progride sobre o pé estacionário e estabiliza o tronco e o membro.

D) Apoio terminal: O calcanhar eleva-se e o membro avança sobre o antepé. O joelho aumenta sua extensão e então começa a fletir levemente. O aumento da extensão do quadril coloca o membro em uma maior posição de queda. O membro oposto está no balanço terminal. O Apoio terminal mantém a progressão do corpo além do pé de sustentação. Avanço do membro

E) Pré-balanço: O contato com o solo por um dos membros dá início ao Apoio Duplo Terminal. O membro responde com o aumento da flexão plantar do tornozelo e maior flexão do joelho. O outro membro está na posição de carga. O Pré-balanço posiciona o membro para balanço.

F) Balanço inicial: No balanço inicial, o pé é elevado e o membro avança pela flexão do quadril e o aumento da flexão do joelho. O joelho fica parcialmente dorsiflexo. O outro membro está no início do apoio médio. O Balanço inicial libera o pé do solo e avança o membro a partir de sua posição de queda.

G) Balanço médio: Avança o membro anterior à linha do peso do corpo. O joelho estende em resposta à gravidade. O outro membro está no final do apoio. O Balanço médio avança o membro e libera o pé do solo.

H) Balanço terminal: O avanço do membro é completado pela extensão do joelho. O quadril mantém sua flexão inicial. O outro membro está no apoio terminal. O Balanço terminal completa o avanço do membro e prepara-o para o apoio.