Skip to content

guimalonso/gostack-meetapp-full

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 

History

10 Commits
 
 
 
 
 
 
 
 

Repository files navigation

Aplicativo MeetApp

Introdução

O MeetApp é um aplicativo com versões para Web e Mobile que permite a organização, divulgação e inscrição em Meetups. Através do aplicativo Web, um usuário pode criar e gerenciar os Meetups que organizará, e pelo aplicativo Mobile, o usuário poderá visualizar e realizar a inscrição nos Meetups cadastrados através da versão Web.

Instalação do Back-end

IMPORTANTE: Caso a aplicação já tenha sido instalada e executada previamente, execute apenas a observação do passo 2 e o passo 8 para iniciá-la.

  1. Certifique-se de que sua máquina tenha o Yarn e o Docker instalados.

  2. Antes da primeira execução, caso não tenha Postgres, Mongo e Redis instalados em sua máquina, execute os seguintes comandos para instalação de contêineres Docker contendo essas ferramentas:

  • docker run --name [database] -e POSTGRES_PASSWORD=[senha_acesso] -p 5432:5432 -d -t postgres
  • docker run --name [mongo] -p 27017:27017 -d -t mongo
  • docker run --name [redis] -p 6379:6379 -d -t redis:alpine Obs.: Para inicializar os contêineres em execuções posteriores, basta executar os comandos: docker start [database] docker start [mongo] docker start [redis]
  1. Conecte-se ao servidor do banco de dados através do aplicativo Postbird utilizando as seguintes credenciais: Host: localhost Port: 5432 Username: postgres Password: [senha_acesso] definida no passo anterior

  2. Crie o banco de dados com nome "meetapp".

  3. Acesse a pasta "backend" e utilize o comando "yarn" no terminal para instalação das dependências.

  4. Renomeie o arquivo ".env.example" para ".env" e altere-o inserindo as seguntes informações:

Database DB_HOST=localhost DB_USER=postgres DB_PASS=[senha_acesso] definida no passo 2 DB_NAME=meetapp

Mongo MONGO_URL=mongodb://localhost:27017/meetapp

Redis REDIS_HOST=127.0.0.1 REDIS_PORT=6379

  1. Execute o comando "yarn sequelize db:migrate" para criação da estrutura de tabelas do banco de dados.

  2. Execute o comando "yarn dev" para inicializar o back-end da aplicação.

Instalação do Front-end

  1. Certifique-se de que sua máquina tenha o Yarn instalado e o Back-end da aplicação em execução.
  2. Antes da primeira execução, acesse a pasta "frontend" e utilize o comando "yarn" no terminal para instalação das dependências.
  3. Execute o comando "yarn start" para iniciar a aplicação.

Instalação do app Mobile

IMPORTANTE: O aplicativo e os passos abaixo foram elaborados tendo como base a plataforma Android. Não garantimos o correto funcionamento da aplicação em plataforma iOS.

  1. Certifique-se de que sua máquina tenha o Yarn e o react-native-cli instalados, o Back-end da aplicação em execução, e um celular ou emulador configurados para emular a aplicação.

  2. Antes da primeira execução, acesse a pasta "mobile" e utilize o comando "yarn" no terminal para instalação das dependências.

  3. Execute os seguintes comandos para fazer o link das dependências "react-native-gesture-handler" e "react-native-vector-icons": react-native link react-native-gesture-handler react-native link react-native-vector-icons

  4. Em um terminal, execute o comando "react-native start" na pasta do projeto para iniciar o Metro Bundler.

  5. Abra outra instância do terminal e execute o comando "react-native run-android" (Android) ou "react-native run-ios" (iOS) na pasta do projeto para iniciar a aplicação. Obs.: Caso esteja utilizando um celular ou emulador Android pra executar a aplicação, será necessário abrir o arquivo "services/api.js" e substituir o termo "localhost" pelo IP atual da máquina que estará rodando o back-end.