Skip to content

Latest commit

 

History

History
94 lines (69 loc) · 3.33 KB

README.md

File metadata and controls

94 lines (69 loc) · 3.33 KB
                          UIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
                    Instituto de Ciências Exatas e Naturais
                            Faculdade de Computação

                         EN05225 - SIMULAÇÃO DISCRETA
                                   Prova II


      Alunos:
        1. Jose Carlos Noronha Ferreira - 201804940020
        2. Marcos Eduardo Nascimento Lima - 201804940007

Prova 2 - Simulação discreta

Simulação de um problema discreto do mundo real.

O problema

Fila de preparo de cozinha de uma lanchonete.

Dado a limitação de trabalho simultâneo, quantos pedidos podem ser preparados ao mesmo tempo, na cozinha de uma lanchonete da região, resolvemos simular o modelo de trabalho atual em busca de melhorias. E caso não fossem encontrados pontos de melhoria, um cenário futuro de atendimento seria modelado, indicar qual seria o momento ideal para, por exemplo aumentar a equipe.

Base de dados

A tomada de dados ocorreu no sábado 17/06/2023, um dos dias e horários mais intensos, segundo os colaboradores do local.

Nesse intervalo, foram coletados 91 pedidos de clientes distintos, com uma média de 3 items por pedido.

Cada tipo de item do pedido pode ter um tempo diferente para preparo. Por exemplo, a tapioca simples, com manteiga, demora cerca de 2 minutos para ser preparada. Já a tapioca com queijo leva 1 minuto a mais (3 minutos).

Os tempos foram foram baseados a partir da chegada do primeiro cliente, dado a característica da tomada de dados ser linear, durante o período estabelecido, entre as 6:30 e 12:30, não achamos que seria necessário tomar nota do horário preciso. Utilizando assim um cronometro, marcando os minutos a partir da chegada do primeiro cliente.

Schemas

Para representar os dados coletados e facilitar a manipulação, eles foram exportados de uma planilha para o formato json, que será manipulado levando em consideração o seguinte schema.

Pedido(
  tempo_chegada='1',
  numero_pedido='1',
  items=[
    Sabor(nome='queijo', minutos_preparo='3'),
    Sabor(nome='manteiga', minutos_preparo='2')
  ]
)

Os dados

A seguir os links para os arquivos com os dados coletados.

Cenário

As observações se concentraram na observação do tempo de preparo. Levando em consideração que no dia das anotações apenas uma pessoa estava preparando os pedidos, e sua capacidade de preparo simultâneo é de 3 items, as seguintes observações foram feitas sobre os dados.

  • qual a quantidade média de items por pedido?
  • qual o tempo médio de preparo dos pedidos?
  • faria sentido parar de priorizar o preparo por pedido e utilizar o preparo por tipo de item. Priorizar o items que demoram mais?

Durante a coleta inicial de informações, resolvemos perguntar aos colaboradores e proprietários do estabelecimento qual eram as principais preocupações relacionados ao preparo dos pedidos, as principais foram:

  • qualidade do preparo
  • tempo de preparo
  • todos os items do pedido chegarem ao mesmo tempo

Uma melhoria futura que pode ser aplicada ao modelo é o incremento de outras variáveis que possam impactar na experiência de atendimento do cliente, tal como o tempo que um atendente demora para anotar os pedidos, ou no caso em questão, o tempo que o cliente ficaria na fila, para pagar no caixa.